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Processo de compra

Introdução

A decisão de compra é determinada por diversas variáveis. Os indivíduos compram por motivos associados à utilidade dos bens, mas também por motivos ligados ao prazer da compra ou ao prazer que o bem lhes pode dar. Este trabalho, é o resultado do estudo individual e independente começa por abordar alguns estudos sobre as necessidades do ser humano, pois estão relacionadas com algumas motivações para comprar. De seguida, apresentam-se as motivações para comprar, especificando as motivações ligadas ao prazer (hedónicas). Por fim, mostra-se qual pode ser a importância na decisão de compra de alguns factores situacionais, tais como o tempo disponível e o papel dos vendedores, e factores sociais, em particular a influência dos grupos e indivíduos de referência, como a família e o caso particular em que o comprador procura um presente para alguém.

Objectivos

Geral:

·         Compreender Gestão referentes a compra, venda e stocks no armazém.

Específicos:

·         Caracterizar a estratégia de compra;

·         Saber os sinais da demanda;

·         Identificar o processo de venda.

Para a elaboração do trabalho recorreu se a consulta de obras de autores que estão citados ao longo do trabalho. A metodologia privilegiada foi a de consulta bibliográfica, revisão, análise e compilação na realização do trabalho, assim sendo não se considera acabado posto que o contributo dos demais leitores e da docente fará dele mas enriquecido.

 

 

 

 

 

1.      Processo de compra

1.1.Motivação para comprar

Na perspectiva de TAUBER (1972) as motivações para as compras são função de inúmeras variáveis, algumas das quais não estão relacionadas com a compra dos bens. A motivação para comprar envolve factores ligados à utilidade do bem que se adquire e à satisfação obtida pela compra em si.

Diversos investigadores têm estudado as principais motivações para a compra. (ARNOLD e REYNOLDS, 2003; BABIN et al. 1994).

O estudo de TAUBER (1972) apresenta uma classificação das motivações para as compras dividindo as em motivações pessoais:

·         Desempenho de um papel (ex., comprar um presente) divertimento,

·         Auto-satisfação,

·         Conhecimento das tendências,

·         Actividade física,

·         Estimulação sensorial;

·         E sociais: experiências sociais, comunicar com outros, influenciados pares, estatuto (status) e autoridade e o prazer de negociar.

1.2.Características da demanda

Uma das coisas mais difíceis de prever é a demanda do consumidor. Ela pode mudar drasticamente devido a factores que não se podem controlar, tais como suas preferências, sua renda no período, os preços dos demais produtos e, sobretudo, o preço do próprio produto.

A Avaliação de Fornecedores é um processo fundamental para medir a qualidade de seus fornecedores e, assim, do seu produto final.

No entanto, ao utilizarem métodos mais elaborados de avaliação, as empresas conseguem evitar prejuízos, imprevistos e, principalmente, formar uma rede de fornecedor capaz de suprir as demandas de produção com sinergia.

É justamente esse alinhamento que garante maior lucratividade e competitividade para o negócio.

 

1.3.Compreenda a importância estratégica da gestão de fornecedores

A competitividade do mercado obriga as empresas a buscarem novas tecnologias e inovações para optimizar os seus processos de gestão, sendo o sector de compras de uma empresa o responsável pelo processo de aquisição de produtos e/ou serviços.

Nesse contexto, o montante negociado na compra desses itens representa parte significativa do orçamento das empresas e está intimamente relacionado à competitividade dos negócios. Isso torna o processo de aquisição na gestão de fornecedores um factor de importância estratégica nas organizações, com grande influência nos resultados das empresas.

2.      A importância da avaliação de fornecedores nos processos de compra

Quando as empresas têm um alto volume de compras ou precisam obter produtos seguindo determinados requisitos (adquirir apenas de empresas com certificação ISO 9001, por exemplo), é de suma importância executar uma avaliação periódica dos seus fornecedores.

Os critérios de avaliação devem considerar o desempenho das empresas parceiras nos processos de compra anteriores, seu impacto na cadeia, a capacidade de entrega em negociações futuras, a saúde financeira da organização e outros aspectos-chave para garantir o fluxo de produção ideal.

2.1.A selecção e a avaliação de fornecedores são pontos importantes para a gestão de compras.

Afinal de contas, para que a sua empresa seja reconhecida pelo seu nível de excelência, os produtos e serviços vendidos devem ser de qualidade, o que significa que os fornecedores devem estar alinhados à estratégia da sua organização.

A fim de evitar essa situação, você deve analisar alguns aspectos interessantes em relação aos fornecedores. Veja quais são eles:

·         Qualificação

2.2.O primeiro item da avaliação de fornecedores é a qualificação.

Para que os resultados entregues aos consumidores sejam positivos os fornecedores também devem ser qualificados.

Para tornar esse processo classificatório mais eficiente, utilize matrizes e estratégias para ranquear quais factores são mais importantes, considerando seus objectivos em relação aquele fornecedor.

3.      Estabilidade financeira

Talvez você imagine que a estabilidade financeira não seja importante na avaliação dos fornecedores, mas, na realidade.

Afinal, se ele estiver com problemas de fluxo de caixa, acabará tendo dificuldades para adquirir os materiais, entregar as mercadorias no prazo e manter a qualidade dos produtos.

Por isso, o desafio é identificar possíveis tendências negativas, para evitar problemas e imprevistos anteriores.

3.1.Desempenho operacional

A performance do fornecedor é um requisito obrigatório e que deve ser constantemente avaliado. Os KPIs abrangem diversos requisitos importantes, como qualidade, flexibilidade, pontualidade nas entregas, custo de garantia e tempo de resposta.

Mas como devo olhar para cada C da avaliação de fornecedor? Bom, para compreender melhor vamos falar de cada um deles.

3.1.1.      Competência

Entenda o quão competente o fornecedor é. Fazer uma avaliação exaustiva das capacidades do fornecedor em relação ao que você precisa pode até funcionar, mas principalmente, veja o que os outros clientes pensam.

3.1.2.      Capacidade

O fornecedor deve ter capacidade suficiente para lidar com as necessidades da sua empresa. Então, com que rapidez ele será capaz de responder a essas e outras oscilações do mercado? Esse item é bem difícil de conseguir avaliar, se o seu fornecedor tem pelo menos esses riscos mapeados, já é um começo.

 

 

3.1.3.      Compromisso

Como seu fornecedor prova que ele está comprometido em entregar bons padrões de qualidade? Ele possui iniciativas de qualidade como ISO 9001:2015, seis sigma, ou seja, tem um SGQ implantado? Além disso, se você estiver procurando uma relação a longo prazo, como ele prova comprometimento com os clientes dele?

3.1.4.      Controle

Qual o nível de controle que este fornecedor tem sobre suas políticas, processos, procedimentos e sua cadeia de suprimentos? Mesmo que ele possua softwares de controle, ele mantém uma gestão sobre esse controle?

3.1.5.      Dinheiro

Em alguns casos, a solidez financeira pode ser um factor muito importante para ser analisado, especialmente se estiver avaliando um fornecedor que contribui para uma actividade principal da sua empresa.

3.1.6.      Custo

Como em toda avaliação, o custo do produto ou serviço é um factor a se analisar também. Contudo, por mais que algumas empresas usem o custo como um factor chave de escolha, não é o principal a ser considerado, especialmente se você está procurando um fornecedor para um relacionamento contínuo e de longo prazo.

3.1.7.      Consistência

Como o fornecedor garante que ele produz produtos de qualidade de forma consistente? Ninguém é perfeito o tempo todo, mas é importante conhecer quais são os processos e procedimentos que garantem a consistência do fornecedor em entregar produtos em conformidade com o padrão acordado.

3.1.8.       Cultura

As melhores relações de negócios acontecem quando as duas partes compartilham de valores semelhantes.

 

3.1.9.      Limpeza

Por mais que pareça, não falaremos sobre 5s e sim sobre sustentabilidade! O que o fornecedor está fazendo para ser mais limpo para o ambiente e para a sociedade? Ele cumpre leis ambientais? Faz alguma prática relacionada a isso? Possui uma boa reputação com suas partes interessadas? A real questão é saber se o seu fornecedor tem uma “ficha limpa”.

4.      Comunicação

É basicamente sobre como o fornecedor pretende manter contacto com você.

4.1.Documentos de venda

Sendo uma das operações mais relevantes, é importante que tenha conhecimento dos pormenores subjacentes à emissão de documentos de venda.

Os documentos de venda dividem-se nas seguintes tipologias

4.2.Financeiros

São os documentos de facturação, ou seja, os documentos que afectam a tesouraria, conta-correntes da empresa. Sendo parametrizados para tal, também podem afectar os stocks, fazer a gestão do crédito das entidades. São, por exemplo:

·         Facturas;

·         Factura Simplificada;

·         Factura-Recibo.

Inventário:

Instrumento utilizado para o registo, acompanhamento e controlo dos bens que compõem o Património do Estado ou que estejam à sua disposição, devendo ser quantificados e valorados;

 

 

 

 

 

Conclusão

Este trabalho teve como objectivo identificar os factores que exercem maior influência na decisão de compra do consumidor. Logo, pôde-se concluir que, de acordo com os respondentes, o factor que mais influencia a decisão de compra é a indicação de pessoas conhecidas e que o preço só é considerado na decisão de compra após a avaliação da qualidade do produto e do julgamento em relação ao atendimento recebido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referência bibliográfica

 KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall,2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Pretice Hall,2006.

 

 

 

 

 

 


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