Introdução
A
decisão de compra é determinada por diversas variáveis. Os indivíduos compram
por motivos associados à utilidade dos bens, mas também por motivos ligados ao
prazer da compra ou ao prazer que o bem lhes pode dar. Este trabalho, é o
resultado do estudo individual e independente começa por abordar alguns estudos
sobre as necessidades do ser humano, pois estão relacionadas com algumas motivações
para comprar. De seguida, apresentam-se as motivações para comprar, especificando
as motivações ligadas ao prazer (hedónicas). Por fim, mostra-se qual pode ser a
importância na decisão de compra de alguns factores situacionais, tais como o tempo
disponível e o papel dos vendedores, e factores sociais, em particular a
influência dos grupos e indivíduos de referência, como a família e o caso
particular em que o comprador procura um presente para alguém.
Objectivos
Geral:
·
Compreender Gestão referentes a compra,
venda e stocks no armazém.
Específicos:
·
Caracterizar a estratégia de compra;
·
Saber os sinais da demanda;
·
Identificar o processo de venda.
Para
a elaboração do trabalho recorreu se a consulta de obras de autores que estão
citados ao longo do trabalho. A metodologia privilegiada foi a de consulta
bibliográfica, revisão, análise e compilação na realização do trabalho, assim
sendo não se considera acabado posto que o contributo dos demais leitores e da
docente fará dele mas enriquecido.
Na
perspectiva de TAUBER (1972) as
motivações para as compras são função de inúmeras variáveis, algumas das quais
não estão relacionadas com a compra dos bens. A motivação para comprar envolve
factores ligados à utilidade do bem que se adquire e à satisfação obtida pela
compra em si.
Diversos investigadores têm
estudado as principais motivações para a compra.
(ARNOLD e REYNOLDS, 2003; BABIN et al.
1994).
O
estudo de TAUBER (1972) apresenta uma classificação das motivações para as
compras dividindo as em motivações pessoais:
·
Desempenho de um papel (ex., comprar um
presente) divertimento,
·
Auto-satisfação,
·
Conhecimento das tendências,
·
Actividade física,
·
Estimulação sensorial;
·
E sociais: experiências sociais,
comunicar com outros, influenciados pares, estatuto (status) e autoridade e o
prazer de negociar.
1.2.Características da demanda
Uma
das coisas mais difíceis de prever é a demanda do consumidor. Ela pode mudar
drasticamente devido a factores que não se podem controlar, tais como suas
preferências, sua renda no período, os preços dos demais produtos e, sobretudo,
o preço do próprio produto.
A
Avaliação de Fornecedores é um processo fundamental para medir a qualidade de
seus fornecedores e, assim, do seu produto final.
No
entanto, ao utilizarem métodos mais elaborados de avaliação, as empresas
conseguem evitar prejuízos, imprevistos e, principalmente, formar uma rede de
fornecedor capaz de suprir as demandas de produção com sinergia.
É
justamente esse alinhamento que garante maior lucratividade e competitividade
para o negócio.
1.3.Compreenda a importância
estratégica da gestão de fornecedores
A
competitividade do mercado obriga as empresas a buscarem novas tecnologias e
inovações para optimizar os seus processos de gestão, sendo o sector de compras
de uma empresa o responsável pelo processo de aquisição de produtos e/ou
serviços.
Nesse
contexto, o montante negociado na compra desses itens representa parte
significativa do orçamento das empresas e está intimamente relacionado à
competitividade dos negócios. Isso torna o processo de aquisição na gestão de
fornecedores um factor de importância estratégica nas organizações, com grande
influência nos resultados das empresas.
2.
A
importância da avaliação de fornecedores nos processos de compra
Quando
as empresas têm um alto volume de compras ou precisam obter produtos seguindo
determinados requisitos (adquirir apenas de empresas com certificação ISO 9001,
por exemplo), é de suma importância executar uma avaliação periódica dos seus
fornecedores.
Os
critérios de avaliação devem considerar o desempenho das empresas parceiras nos
processos de compra anteriores, seu impacto na cadeia, a capacidade de entrega
em negociações futuras, a saúde financeira da organização e outros
aspectos-chave para garantir o fluxo de produção ideal.
2.1.A selecção e a avaliação de
fornecedores são pontos importantes para a gestão de compras.
Afinal
de contas, para que a sua empresa seja reconhecida pelo seu nível de
excelência, os produtos e serviços vendidos devem ser de qualidade, o que
significa que os fornecedores devem estar alinhados à estratégia da sua organização.
A
fim de evitar essa situação, você deve analisar alguns aspectos interessantes
em relação aos fornecedores. Veja quais são eles:
2.2.O primeiro item da avaliação de
fornecedores é a qualificação.
Para
que os resultados entregues aos consumidores sejam positivos os fornecedores
também devem ser qualificados.
Para
tornar esse processo classificatório mais eficiente, utilize matrizes e
estratégias para ranquear quais factores são mais importantes, considerando
seus objectivos em relação aquele fornecedor.
Talvez
você imagine que a estabilidade financeira não seja importante na avaliação dos
fornecedores, mas, na realidade.
Afinal,
se ele estiver com problemas de fluxo de caixa, acabará tendo dificuldades para
adquirir os materiais, entregar as mercadorias no prazo e manter a qualidade
dos produtos.
Por
isso, o desafio é identificar possíveis tendências negativas, para evitar problemas
e imprevistos anteriores.
A
performance do fornecedor é um requisito obrigatório e que deve ser
constantemente avaliado. Os KPIs abrangem diversos requisitos importantes, como
qualidade, flexibilidade, pontualidade nas entregas, custo de garantia e tempo
de resposta.
Mas
como devo olhar para cada C da avaliação de fornecedor? Bom, para compreender
melhor vamos falar de cada um deles.
Entenda
o quão competente o fornecedor é. Fazer uma avaliação exaustiva das capacidades
do fornecedor em relação ao que você precisa pode até funcionar, mas
principalmente, veja o que os outros clientes pensam.
O
fornecedor deve ter capacidade suficiente para lidar com as necessidades da sua
empresa. Então, com que rapidez ele será capaz de responder a essas e outras
oscilações do mercado? Esse item é bem difícil de conseguir avaliar, se o seu
fornecedor tem pelo menos esses riscos mapeados, já é um começo.
3.1.3.
Compromisso
Como
seu fornecedor prova que ele está comprometido em entregar bons padrões de
qualidade? Ele possui iniciativas de qualidade como ISO 9001:2015, seis sigma,
ou seja, tem um SGQ implantado? Além disso, se você estiver procurando uma
relação a longo prazo, como ele prova comprometimento com os clientes dele?
Qual
o nível de controle que este fornecedor tem sobre suas políticas, processos,
procedimentos e sua cadeia de suprimentos? Mesmo que ele possua softwares de
controle, ele mantém uma gestão sobre esse controle?
Em
alguns casos, a solidez financeira pode ser um factor muito importante para ser
analisado, especialmente se estiver avaliando um fornecedor que contribui para
uma actividade principal da sua empresa.
Como
em toda avaliação, o custo do produto ou serviço é um factor a se analisar
também. Contudo, por mais que algumas empresas usem o custo como um factor
chave de escolha, não é o principal a ser considerado, especialmente se você
está procurando um fornecedor para um relacionamento contínuo e de longo prazo.
Como
o fornecedor garante que ele produz produtos de qualidade de forma consistente?
Ninguém é perfeito o tempo todo, mas é importante conhecer quais são os
processos e procedimentos que garantem a consistência do fornecedor em entregar
produtos em conformidade com o padrão acordado.
3.1.8.
Cultura
As
melhores relações de negócios acontecem quando as duas partes compartilham de
valores semelhantes.
3.1.9.
Limpeza
Por
mais que pareça, não falaremos sobre 5s e sim sobre sustentabilidade! O que o
fornecedor está fazendo para ser mais limpo para o ambiente e para a sociedade?
Ele cumpre leis ambientais? Faz alguma prática relacionada a isso? Possui uma
boa reputação com suas partes interessadas? A real questão é saber se o seu
fornecedor tem uma “ficha limpa”.
É
basicamente sobre como o fornecedor pretende manter contacto com você.
Sendo
uma das operações mais relevantes, é importante que tenha conhecimento dos
pormenores subjacentes à emissão de documentos de venda.
Os documentos de venda dividem-se nas seguintes
tipologias
São
os documentos de facturação, ou seja, os documentos que afectam a tesouraria,
conta-correntes da empresa. Sendo parametrizados para tal, também podem afectar
os stocks, fazer a gestão do crédito das entidades. São, por exemplo:
·
Facturas;
·
Factura Simplificada;
·
Factura-Recibo.
Inventário:
Instrumento
utilizado para o registo, acompanhamento e controlo dos bens que compõem o Património
do Estado ou que estejam à sua disposição, devendo ser quantificados e
valorados;
Conclusão
Este
trabalho teve como objectivo identificar os factores que exercem maior
influência na decisão de compra do consumidor. Logo, pôde-se concluir que, de
acordo com os respondentes, o factor que mais influencia a decisão de compra é
a indicação de pessoas conhecidas e que o preço só é considerado na decisão de
compra após a avaliação da qualidade do produto e do julgamento em relação ao
atendimento recebido.
Referência bibliográfica
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall,2000.
KOTLER,
Philip. Administração de Marketing. 12.
ed. São Paulo:
Pearson Pretice Hall,2006.
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